Páginas

domingo, 2 de setembro de 2012

Os esquemas de cores de Miháli Munkácsy

Hoje gostaria de colocar aqui um tributo a um grande pintor realista, desconhecido por muitos infelizmente mas do agrado de quem tem bom gosto estético e cultural. Falo pois de Michael Von Lieb, que adoptou o nome de Miháli Munkácsy, diga-se que "Munkácy", advém do facto do pintor ter nascido na Hungria em 20 de Fevereiro de 1844 na localidade de Munkács. 
Seguindo os fundamentos do realismo,  Munkácsy pintou a pobreza, o quotidiano dos camponeses e escassos operários da época. 
O esquema de cores que ele utiliza, foi uma influência directa da pintura Moderna que tomou contacto na "Universal Exposítíon" de 1867 em Paris.
A partir dessa data, a sua pintura foi de facto mais "leve", utilizando pinceladas mais largas proporcionado assim "espaço", mas também um esquema de cores diferente e inovador. 
Conhecido também pelas suas pinturas de salão, ou imagens de salão, que adornavam as luxuosas casas e palácios da nobreza ociosa, retratavam geralmente os momentos de "felicidade" da vida doméstica, da maternidade, mas também crianças e animais para retratar a paisagem. 
Espero que gostem e apreciem.  








Sem comentários:

Enviar um comentário