Páginas

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Hugo Chavez, Venezuela e Movimentos de esquerda latina

Muito se fala nesta nobre casa sobre politica, todos nós temos simpatias, preferências, sonhos, visões progressistas, de regeneração e situações politicas, a Venezuela ou a 5ª Républica Venezuelana mais propriamente está a protagonizar uma condução progressista,embora devemos ser frios a fazer a análise e concluir que não é nem uma situação de revolução.
Vamos aqui desfazer alguns mitos sobre a situação que os media "retratam" sobre o que se passa naquele espaço e alguns outros países.
Bem começando a abordagem sobre a questão de chavez ser ditador devemos esclarecer um contexto, o contexto latino-americano é amplamente de uma importância geo-estratêgica para os E.U.A. vital.
Quando processos progressistas e revolucionários que eram compostos por socialistas marxistas, progressistas, comunistas e movimentos sindicais fortes e influentes, com uma igreja ainda em semente da futura teologia da libertação nas décadas de 50 e 60 e 70 em países como Cuba, Bolivia, Brasil do João Goulart no Brasil, e movimentos breves e ténues em alguns países levou a que os E.U.A. levassem a feito elaboração de planos ditadoriais de extrema-direita em que enumeras ditaduras militares emergiram e estrangularam e congelaram processos de mudanças sociais sendo que o expoente mais mediático foi no dia 11 de Setembro 1973 do Chile(data curiosa....).
Ora para além do que se tem conhecimento do que foi a operação condor, uma operação de limpeza de comunistas, socialistas, progressistas, foram levado acabo pelas ditaduras militares que governavam a América latina, que entre sim, colaboravam em serviços de informações que trocavam entre si, para a captura e respectivo tratamento destes pobres seres humanos que na melhor das intenções lutavam por uma sociedade mais justa, porque falar de comunismo para quem não sabe, deve ser concreto, deve ser analisado, pois que eu saiba nem João goulart, Salvador Allende, eram comunistas, apenas levaram tal como chavez mudanças ligeiras nas estruturas economicas de modo a diminiuir e ter cuidados paleativos em termos sociais.
Mas para os interesses dos E.U.A. e obviamente das suas multinacionais que dispunham de fortes investimentos e lucros naquele espaço, tinha chegado o momento de a música tocar de outra forma, e seus negócios foram nacionalizados.... O resultado foi como eu acima explecitei.... Fuzilamentos, torturas, repressão, nem liberdades civis nem individuais.... Muita boa gente fala da Venezuela, de Chavez isto, Chavez ditador, Chavez Comunista, Chavez Militarista...... Enfim...... Meus senhores que eu saiba, Chavez, Morales e Rafael Correa não andam a praticar o que as elites Burguesas e também a comunidade Portuguesa apoiou tristemente noutros tempos.
Esclareço os leitores, que a Venezuela não entrou nexte contexto de ditaduras militares, visto que continuava a ser um país cercado por estas, sem grandes problemas sociais, com relativa prosperidade, com uma Constituição.
Ora se Chavez é ditador, expliquem senhores porque quando prenderam Chavez e o obrigaram a resignar durante 24h, preso por uma junta militar, este quando regressou ao poder, não exerceu e felizmente diga-se já uma repressão sobre os executores do golpe, respeitou as leis civis, prendendo os prevaricadores, não houve fuzilamentos, não se esqueçam que ele aplicou o que ele próprio provou, dado que ele foi preso em 1992 aquando o tenente-coronel Hugo Chavez fez uma intentona devido á crise social e moral que a Venezuela mergulhou. É OU NÃO COERÊNCIA?!
Meus senhores esclareço tambem que o P.C.V. (os comunistas) não integram o P.S.U.V. do Chavez. Mais ainda, quando Chavez recebeu a proposta de nacionalização dos comunistas de nacionalização de toda a banca, este recusou.... E Chavez, por sua própria boca jurou acabar com o p.c.v.
É assim: admito que sou apoiante de Chavez no sentido da elevação da qualidade de vida dos pobres e oprimidos, das realizações de campanhas contra o analfabetismo agora felizmente erradicado, os programas de saúde juntamento em cooperação com médicos cubanos, apoio, assim como a intervenção em algumas partes da economia.
Mas Chavez tem que perceber que ou aprufunda a elevação e realiza as aspirações do povo venezuelano, ou então um dia também cairá.
Agora ditador? Isso não aceito...... Meus senhores vamos antes de mais discutir assuntos Constitucionais, pois neste ultimo referendo, o povo deu margem de maioria ao Presidente para alargamento do mandato, e que dizer de alguma vez por acaso o povo foi chamado depois de 1976 a aceitar mudanças constitucionais que ps, psd e pp fizeram? Alguma Vez? Nunca.
As eleições são sempre uma fraude na boca da oposição, mas por acaso alguem se lembra da celebre declaração de Jimmy Carter em que diz " as eleições venezuelanas foram mais livres e transparentes que na flórida." Sem palavras...........
Cuidado comunidade Portuguesa, continuem burros, muito burros e protestem contra o homem, talvez um dia voces criem o monstro!!!! Idiotas e paspalhos que não sabem nada deviam calar-se!
E mais ainda senhores, então se a comunidade Portuguesa têm sido roubada, como explicam que o nosso primeiro-mnistro José Sòcrates mantes excelentes relações diplomáticas e comerciais com a Venezuela?
Não acham que se realmente assim fosse Portugal não teria utilizado os canais adequados para tentar proteger a comunidade lusa?
Cavaco e Sòcrates aguma vez reclamaram??
NEM UMA PALAVRA MEUS SENHORES!!!
AFINAL QUEM REALMENTE FALA VERDADE?!





MAS NUNCA SE ESQUEÇAM, EM POLITICA O QUE DIZEM QUE É BRANCO É NA REALIDADE PRETO, E O QUE DIZEM SER PRETO É REALMENTE BRANCO.

9 comentários:

  1. Quem é o senhor jonhy sacramine?
    Sou filha de Pais emigrantes e residentes na venezuela e digo que a sua visão é sábia.

    ResponderEliminar
  2. sou residente nos e.u.a. e de ascendencia italiana, tu parle?

    ResponderEliminar
  3. Cubano de merda, vai para cuba seu fascista nojento, sabes la tu o que é a ditadura lá. cabron

    ResponderEliminar
  4. Aceitei este comentário de alguem muito valente e com uma educação fascinante, mas será o ultimo anónimo, o insulto é arma dos fracos, argumentos zero...
    Nota-se aqui que o meu artigo afinal "acertou" nos corções e nas mentes daqueles atentam contra a democracia, contra a soberania popular e roçam o "caciquismo" tipicamente de direita provocadora.
    Mas saiba o senhor, diga-me seu nome e eu respondo.....

    Jonhy Sacramine

    ResponderEliminar
  5. REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA! 1 parte
    Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada a elite mundial, é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criou-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndio descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosas quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc. Movimento Revolucionario Socialista QUILOMBOLIVARIANO
    vivachavezviva.blogspot.com/
    quilombonnq@bol.com.br
    Organização Negra Nacional Quilombo
    O.N.N.Q. Brasil fundação 20/11/1970
    por Secretário Geral Antonio Jesus Silva

    ResponderEliminar
  6. REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA! 2 parte

    Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder Zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história do nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Oswaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam.Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Argnetina,Boliviana, Peruana,Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma , não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King,Malcolm X Viva Oswaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma,Rafael Correa, Fernado Lugo, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva osTrabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados. Movimento Revolucionario Socialista QUILOMBOLIVARIANO
    vivachavezviva.blogspot.com/
    quilombonnq@bol.com.br
    Organização Negra Nacional Quilombo
    O.N.N.Q. Brasil fundação 20/11/1970
    por Secretário Geral Antonio Jesus Silva

    ResponderEliminar
  7. REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA!
    Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada a elite mundial, é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criou-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndio descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosas quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc. Movimento Revolucionario Socialista QUILOMBOLIVARIANO
    vivachavezviva.blogspot.com/
    quilombonnq@bol.com.br
    Organização Negra Nacional Quilombo
    O.N.N.Q. Brasil fundação 20/11/1970
    por Secretário Geral Antonio Jesus Silva

    ResponderEliminar
  8. Sinto-me honrado por ter este forum como observador, sem duvida alguma que sim.
    Força camaradas, a vossa luta,é a nossa luta.

    abraço camaradas

    ResponderEliminar
  9. brilhante conhecedor de história da venezuela meus parabéns pra voce
    digno de um Edgar Carone

    ResponderEliminar