Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Histórias negras do Franquismo


Mais um capitulo negro na história de Espanha, no período Franquista,nos dias de hoje Espanha tenta recuperar os bebés roubados no franquismo. (Ver video AQUI)

Em agosto de 1938, o psiquiatra Antonio Vallejo Nágera recebeu um telegrama de Francisco Franco (1936-1975). “Conforme sua mencionada proposta, autorizo a criação do gabinete de investigação psicológica, cuja finalidade primordial será investigar as raízes genéticas do marxismo”, escreveu o general ao médico, formado na Alemanha nazista. Convicto de que a ideologia marxista estava ligada a deficiências mentais, a solução parecia óbvia para o funcionário da ditadura franquista: era preciso separar os bebês de seus pais republicanos rojos, (vermelhos, em português). O objectivo era evitar a propagação das ideias de esquerda, consideradas um mal pelos nacionalistas espanhóis. Naquele momento, a Espanha criava uma infraestrutura de repressão, e um dos pilares era a separação dos filhos de seus pais opositores. Trinta e cinco anos após o fim do regime, pais, mães, filhos e irmãos lutam para encontrar aqueles que foram vendidos ou entregues com documentos falsos para adopção.



Ainda é difícil precisar quantas pessoas foram adotadas ilegalmente, mas o número de vítimas do roubo de bebês pode variar entre 30 mil a 114 mil, segundo estimativas do juiz espanhol Baltasar Garzón e da ONG Anistia Internacional. A ditadura acabou à mais de três décadas, mas os desafios para tentar encontrar os desconhecidos continuam, por exemplo a irmã gémea , roubada após o parto em uma clínica em Madrid, afirmou ao Opera Mundi Mar Soriano, nascida em 1964. “Não pensamos na política, mas em encontrar nossos irmãos. A luta hoje é pelo reconhecimento público, que o Estado se responsabilize pelos desaparecidos, dados como mortos”, disse Mar, presidente da Plataforma Niños Robados, grupo que busca os desaparecidos. Conforme conta a espanhola, os funcionários do hospital disseram aos pais dela que Beatriz, a irmã gêmea, havia morrido devido a uma otite e que não poderiam ver o corpo. Anos depois, os pais das gêmeas questionaram o atestado de óbito junto a outro médico do hospital madrileno, que refutou as chances de a menina ter falecido por causa de uma simples inflamação nos ouvidos. Em 1997, Mar teve a constatação de que a história da irmã não era verdadeira durante uma viagem para a Alemanha, onde participou em uma conferência, sendo um dos muitos exemplos de pessoas que lutam para saber a verdade.


São estas as histórias sombrias e negras que a herança Franquista deixou ao povo Espanhol, antes de falarem em reconciliação, deviam falar em justiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário