Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Terror Crato


Já começava a desconfiar que o nosso novo ministro da educação, iria suplantar o terror que foi Lurdes Rodrigues,que serviu o PS e o João Pedroso, aliás, todos ficávamos agradecidos se Lurdes Rodrigues, publicamente, pudesse pedir ao João, isto se não fosse muito incomodo, os 55 mil euros que tem de devolver, pois as Finanças de Aveiro abriram um processo de execução fiscal contra João Pedroso, por este professor universitário não ter devolvido os 133 mil euros prometidos ao Ministério da Educação (ME) por incumprimento dos contratos de serviços jurídicos que lhe foram adjudicados pela ex-ministra Maria Lurdes Rodrigues.

Depois de ter falhado o pagamento das 12 prestações mensais – apenas metade foram pagas e todas em Maio de 2009 –, o jurista propôs entregar os 66 mil euros em falta em 36 prestações mensais, com início em Setembro de 2010 e termo em Agosto de 2013.
As Finanças concordaram, mediante a penhora de dois bens imóveis.

No entanto e não me desviando do assunto a que me propus escrever, sobre o novo ministro, pois mal este tomou posse, já as pérolas com que nos tem brilhado, começam a ofuscar o bom senso e ameaçam a escola pública e os seus agentes.


Este homem quer os exames feitos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) não sei bem porquê ou porque tamanha idiotice pode sair de um homem que é o novo ministro da educação.

Os exames devem ser feitos por "uma empresa contratada ao exterior" entenda-se que nesta linguagem, isso se deve traduzir em exames devem ser feitos por "uma empresa privada"? Mas quem pergunto eu?


A teoria começa ganhar contornos de grave problema psiquiátrico, quando Crato advoga, que o Ministério da Educação que é "quem está a ser avaliado", logo tem que ser uma entidade externa ao mesmo.
Então os exames servem para avaliar o Ministério da Educação? É que pensava que os exames serviam, em primeiro lugar, para avaliar os alunos.

Agora e como critica aos professores do ensino público, devo anunciar que este homem deu uma entrevista à "agência ecclesia", órgão de comunicação social da igreja, entenda-se um dos que tem mais apetite pelo ensino privado, em que passo a citar uma frase que lembra a brigada do reumático do fascismo, e o temor para com a educação em Portugal, aqui então fica um ideia, que sintetiza o quão deplorável é Nuno Crato:

«Acho que o Ministério da Educação deveria quase que ser implodido, devia desaparecer, devia-se criar uma coisa muito mais simples, que não tivesse a Educação como pertença mas tivesse a Educação como missão, uma missão reguladora muito genérica e que sobretudo promovesse a avaliação do que se está a passar.» (Ler aqui entrevista)

Tirem as vossas conclusões...

2 comentários: